top of page
BIÓPSIA DE FÍGADO GUIADA
POR ULTRASSOM

Exame realizado com o intuito de retirar pequenos fragmentos do fígado para diagnóstico das hepatopatias difusas, das mais variadas causas, bem como realizar estadiamento de pacientes portadores de hepatite crônica para direcionar o tratamento. É utilizado ainda para diagnóstico de lesões nodulares, principalmente em pacientes com tumores em outros locais.

O procedimento é realizado com anestesia local, através de um pequeno orifício na pele de aproximadamente 1 milímetro, e o paciente permanece todo o tempo acordado e consciente.

Após o exame há um período de observação na clínica de pelo menos 2 horas, e após este período o paciente recebe orientações para completar 24 horas de repouso e observação em casa.

Orientações:

- Comparecer em jejum de 8 horas com exame de coagulação recente (datado de até um mês antes), onde conste o número de plaquetas e a atividade de protrombina (TAP).

- Caso o paciente faça uso de medicamentos anticoagulantes, os mesmos deverão ser suspenso com antecedência, sob orientação e responsabilidade do médico que o prescreveu, comunicado através de relatório médico devidamente carimbado e assinado.

- Trazer um acompanhante adulto, que deverá acompanhá-lo até a sua casa.

- Trazer exames anteriores que possam estar relacionados à biópsia (ultrassom, tomografia e ressonância magnética).

São necessários pedido médico e agendamento prévio.

bottom of page